quinta-feira, 5 de março de 2009

O que faz um vereador?



Para quem está chegando agora (eu também não cheguei há muito tempo), vale saber quais são as funções de um vereador. Para quem já sabe quais são, nunca é demais relembrar.

De acordo com o Movimento Voto Consciente, cerca de 65 mil vereadores atuam nos 5.560 municípios brasileiros. O mandato deles é de quatro anos e podem se reeleger consecutivamente quantas vezes conseguirem. 

O que eles fazem?
  • Participam das comissões permanentes e extraordinárias que estudam os projetos de lei que tramitam na Assembléia, além de nelas debater temas relevantes para a sociedade e realizar audiências públicas.
  • Fiscalizam em prol do bom uso do dinheiro público e atuam nos processos e pedidos de esclarecimento ao Executivo. 
  • Elaboram o regimento interno das Câmaras Municipais. 
  • Elaboram leis de interesse público para seus municípios, especialmente assuntos de interesse local, como: matéria tributária, decretação e arrecadação dos tributos de sua competência e dívida pública municipal.
Se assim como eu, você precisa de algo um pouco mais detalhado, visite o especial "O que faz (e o que deveria fazer) um vereador", no site de O Estado de São Paulo: http://www.estadao.com.br/especiais/o-que-faz-(e-o-que-deveria-fazer)-um-vereador,26530.htm

Ok, mas se você ainda não entendeu e quer que eu desenhe (desenharam para que eu pudesse entender), assista o vídeo que está no blog Voto Consciente Judiaí, com o terceiro episódio do "Tas na Zona Eleitoral: o que faz um vereador?", com Marcelo Tas:


Fonte de Imagem: Epi.Longo


Nenhum comentário:

Postar um comentário