quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Portal ODM acompanha metas do milênio nos municípios

Com o objetivo de acompanhar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos 5.564 municípios do Brasil, foi lançado hoje o Portal ODM (http://www.portalodm.com.br/). Para quem não sabe, os ODM são uma série de metas socieconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015 e que agora estão sendo adaptadas para os municípios brasileiros. 

De acordo com o coordenador executivo do Núcleo de Apoio a Políticas Públicas e um dos responsávels pelo Portal, Sergio Andrade, o Brasil avança na média, mas os problemas locais continuam.

Com a  esperança de reduzir esses problemas, a equipe do site espera que os ODM sejam incorporados pelas agendas dos prefeitos que assumiram agora em 2009.

De acordo com Ana Rosa Soares, do PNUD, "a ideia não é culpar o município por não alcançar uma meta da ONU, mas sim fazer com que ele progrida e que estabeleça sua própria meta".

Os dados utilizados pelo Portal ODM foram conseguidos por meio de uma seleção de índices que são compatíveis à realidade municipal e que têm relação com as metas. 

Que nossos vereadores e seus assessores utilizem essa preciosa ferramenta!


Fonte: Portal ODM

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Credibilidade em Xeque

Segundo o Ibope, a Câmara Municipal de São Paulo é a instituição menos confiável para os moradores da cidade. A pesquisa, que foi encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo, perguntou a 1.512 pessoas em novembro do último ano, se confiavam ou não em 24 instituições do município. De acordo com informações públicadas na matéria da Agência Estado, só 32% dos entrevistados disseram confiar na Câmara.

"O resultado representa aumento de cinco pontos porcentuais em relação à pesquisa realizada em janeiro de 2008 (27%), mas o Legislativo continua na última posição no ranking. Para Gilberto de Palma, coordenador do grupo de trabalho do Movimento Nossa São Paulo que acompanha a Câmara, a pesquisa revela um ?descrédito generalizado? no Legislativo. Segundo ele, outro fator que empurra para baixo a credibilidade da instituição é a falta de conhecimento sobre o papel dos parlamentares. 

Para o recém-eleito vice-presidente da Casa, Dalton Silvano (PSDB), a pesquisa ?não reflete a realidade dos fatos.? Como prova, citou o alto índice de reeleição de vereadores nas eleições. As cinco instituições mais confiáveis foram: Bombeiros (93%), Correios (88%), Metrô (82%), Sabesp (77%) e Procon (76%). As menos confiáveis foram Prefeitura (50%), Poder Judiciário (44%), Ministério Público (42%), Tribunal de Contas (34%) e Câmara (32%)."

A grande verdade é que se de fato a Câmara fosse 100% confiável não haveria a necessidade de campanhas como "Adote um Vereador". Por outro lado, não se pode generalizar e dizer que todos que estão ali são isso ou aquilo. Tenho a certeza de que há vereadores honrados em representar os cidadãos de São Paulo. 

O que eu espero é que os vereadores de nossa cidade tomem o resultado da pesquisa como um desafio e provem para aqueles que não confiam na Câmara que dali de dentro podem sair bons projetos e boas ações para o Município de São Paulo.


terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Jingle do Adilson Amadeu

Ainda que os jingles de campanhas políticas façam parte do folclore eleitoral brasileiro, acho que não dá para considerá-los como fator decisório na hora de votar. Dá uma olhadinha no Jingle que achei:



segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Adoção Oficializada

Hoje recebi a resposta do Sr. Adilson Amadeu, por meio de seu assessor de imprensa Anderson Cheni. Segue a resposta na íntegra.

"Ol? Bruno, bom dia.

Em primeiro lugar parabéns pela sua iniciativa cidadã.

Nós aqui do gabinete, gostaríamos que todos fossem iguais a você, mas infelizmente em nosso país são raríssimas as pessoas que após o voto acompanham o trabalho do político.

O colega Milton Jung, foi muito feliz ao lançar essa campanha, já que aquela pessoa que não conseguiu que seu candidato fosse eleito acompanhasse o trabalho de outro vereador.

Estamos elaborando Blog do vereador e lá vamos colocar  um link: "Adote o Adilson Amadeu", foi ele mesmo que pediu pra gente fazer isso no site, mas vamos colocar no Blog, onde todos internautas poderão postar opiniões  `a respeito do dia-a-dia do vereador como projetos e  agendas por exemplo, além da palavra do vereador nos assuntos mais interessantes da semana.

A partir de agora vou colocar você no minha lista de contatos, para que possa receber o material da Assessoria em rela�ão aos trabalhos do vereador, que receberá sua carta/email nesta segunda - feira.

Seguem contatos, estamos à sua disposil�ão e gostaráamos que você nos visitasse aqui na Câmara Municipal em breve, 3º andar, sala 315.

Um abraço. 

Anderson Cheni "


Agora podemos dizer que o vereador Adilson Amadeu teve sua adoção oficializada. 

Oficializando a Adoção

Na última sexta-feira enviei um e-mail à assessoria do sr. Adilson Amadeu oficializando a "adoção' do vereador pelo autor deste humilde blog. Segue e-mail na íntegra:

"Prezado Adilson e Assessores,

Meu nome é Bruno Asp, sou jornalista por formação, mas atuo há 8 anos com gestão de projetos de responsabilidade social. Como trabalho com cidadania, e entendo que é necessário ativá-la todos os dias, de forma a conectar as pessoas aos seus princípios e valores, tanto no âmbito pessoal e profissional, decidi - no âmbito pessoal - participar da Campanha Adote um Vereador, encampada pelo jornalista da CBN Mílton Jung (http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/miltonjung/category/adote-um-vereador/)

Para participar da campanha, tive que escolher um vereador para adotar e o meu escolhido foi o senhor Adilson Amadeu. A campanha demanda dois tipos de ações de minha parte: acompanhamento do trabalho do senhor na Câmara, que pode ser tanto de forma presencial (como ouvinte público nas sessões abertas) quanto online, verificando o que sai nos veículos de comunicação sobre o senhor e suas atividades; e divulgação desse trabalho por meio de ferramentas na internet, como o Wikia (http://vereadores.wikia.com/wiki/Página_principal), que centraliza as informações de todos os Vereadores "adotados" por cidadãos; e um blog - o qual batizei de "A Câmara do Amadeu"  http://acamaradoamadeu.blogspot.com/ - no qual disponibilizo as informações e impressões que obtenho por meio dos meus acompanhamentos.

De cara, gostaria de deixar os senhores tranquilos, pois não tenho nenhuma motivação partidária (não sou e nem nunca fui filiado a nenhum partido político) e acredito piamente na imparcialidade como válvula do acompanhamento que farei. Prova dessa imparcialidade é o fato de ter escolhido o senhor Adilson Amadeu com um critéiro simples: ordem alfabética. Como o primeiro vereador da lista da Câmara já havia sido "adotado", escolhi o primeiro que não estava. Além disso, não me julgo na qualidade de advogado nem de juiz de ninguém.

Sendo assim, estou à disposição dos senhores e desejo ao vereador Adilson Amadeu um bom mandato e que ele se faça representante da classe, do bairro e dos eleitores que o elegeram, além dos demais cidadãos - como eu - dessa cidade que tanto amamos.

Saudações Cordiais,

Bruno Asp"


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Promessa Cumprida

Hoje ainda não achei nada muito relevante sobre o nosso vereador. Será que ele vai sair mesmo do PTB? É bem provável que sim, conforme sua assessoria indica em seu site. No entanto, Nenhum dos principais jornais dá continuidade ao assunto hoje. 
Bom, pelo menos temos um blogueiro bem satisfeito com uma "promessa cumprida": é o Juno, do "Blogue?", que colocou o seguinte post:

"Como prometido no antigo post do nosso vereador Adilson Amadeu, havia comentando sobre a ação personalizada de marketing (de guerrilha) em sua campanha, no qual ele enviava 1 chaveiro exclusivo com a placa do seu carro. Muitos desdenharam mas finalmente o meu chegou (apesar de ter votado no Celso Jatene).

Veja o post na íntegra.


Fonte de Imagem: Blogue?

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Suplentes de olho na vaga do Amadeu

Segundo a coluna do JT, "Você Precisa Saber", do jornalista Roberto Fonseca, "É melhor o vereador Adilson Amadeu se precaver antes de deixar o PTB. Segundo petebistas, suplentes da legenda estão ‘empolgados’ com a chance de tomar posse. Para isso, precisam pedir à Justiça Eleitoral a perda do mandato de Amadeu por deixar o PTB sem justificativa. Por isso, o vereador espera ‘sinal verde’ do partido."

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

De saída do PTB

De acordo com com o Jornal Indústria & Comércio "O vereador Adilson Amadeu, reeleito nas eleições de outubro para a Câmara Municipal de São Paulo, confirmou nesta terça-feira
que pretende deixar o PTB para ingressar no PR". O 

"Estou totalmente insatisfeito [no PTB]. Já estava insatisfeito durante a campanha, não tive ajuda nenhuma do partido. Tenho mais amigos no PR", afirmou. 

Em nota divulgada ontem, ainda segundo o jornal, Amadeu já teria pedido sua liberação para o presidente estadual do PTB, deputado Campos Machado (SP), alegando que "não existe clima para continuar já que se sente desprestigiado dentro do partido".

A falta de união entre os vereadores  do partido na câmara seria um dos motivos principais da insatisfação de vereador, além do fato de ele não ser mais integrante da Mesa Diretora da Casa, como teria sido combinado no partido.

O acordo, segundo a assessoria do vereador, indicava o seu nome como segundo vice-presidente da Mesa, mas o cargo foi ocupado por outro membro do partido: Paulo Frange (PTB). Celso Jatene também é vereador pelo PTB na Câmara.

A reportagem do Jornal Indústria & Comércio entrou em contato com a assessoria de Campos Machado mas não havia obtido um retorno sobre o assunto.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Taxistas e Zona Azul

Tava fuçando por aí e vi que antes de encerrar o ano de 2008, os vereadores de São Paulo aprovaram um pacotão de projetos. Entre os 86 projetos de Lei que seguiram para a sanção do prefeito Kassab (DEM) estava um do vereador Adilson Amadeu:

"Taxistas e Zonal Azul - dispensa os motoristas de táxi do uso de cartões nas áreas de Zona Azul por até  30 minutos. O projeto de Lei 61/2005 é do vereador Adilson Amadeu (PTB) e prevê a isenção aos taxistas, mas determina que eles fiquem no carro durante este período;"




O Instituto Ágora tem uma listagem dos projetos do Adilson Amadeu:


Adilson Amadeu: vereador reeleito

Para começar os posts, acho que vale dizer que o vereador adotado por mim foi reeleito na última eleição. De acordo com a Folha Online, em 31/12/2008, "A nova composição na Câmara Municipal de São Paulo para a legislatura 2009-2012 terá 16 vereadores novos do total de 55, o que representa uma renovação de 29,1%. Entre os novos está ex-secretário de Educação Gabriel Chalita (PSDB), o mais votado com 102.048 votos. (...) Um total de 39 vereadores conseguiram se reeleger, ou 70,9%."

Os reeleitos foram:

Abou Anni (PV)
Adilson Amadeu (PTB)
Adolfo Quintas (PSDB)
Agnaldo Timóteo (PR)
Antonio Carlos Rodrigues (PR)
Arselino Tatto (PT)
Atílio Francisco (PRB)
Aurélio Miguel (PR)
Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB)
Carlos Apolinário (DEM)
Celso Jatene (PTB)
Chico Macena (PT)
Claudinho de Souza (PSDB)
Claudio Prado (PDT)
Dalton Silvano (PSDB)
Domingos Dissei (DEM)
Donato (PT)
Eliseu Gabriel (PSB)
Francisco Chagas (PT)
Gilberto Natalini (PSDB)
Gilson Barreto (PSDB)
Goulart (PMDB)
João Antonio (PT)
Jooji Hato (PMDB)
José Américo (PT)
José Ferreira Zelão (PT)
Juscelino (PSDB)
Mara Gabrilli (PSDB)
Marta Costa (DEM)
Milton Leite (DEM)
Netinho (PSDB)
Noemi Nonato (PSB)
Paulo Frange (PTB)
Ricardo Teixeira (PSDB)
RobertoTripoli (PV)
Senival (PT)
Toninho Paiva (PR)
Ushitaro Kamia (DEM)
Wadih Mutran (PP)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Adote um Vereador

Olá pessoal,

Como forma de cidadania, adotei na cidade de São Paulo o vereador Adilson Amadeu do PTB. Sendo assim, irei acompanhar quando possível o andamento das atividades desenvolvidas por ele. Na maior parte do tempo esse acompanhamento será por meio de sites e jornais. Quando possível, esse acompanhamento será na própria câmara dos Deputados.

Estou totalmente aberto a colaborações.

Conheça mais sobre o "Adote um Vereador" em http://vereadores.wikia.com/wiki/Página_principal